top of page

Intercâmbio de estudo e trabalho na Espanha?

  • Foto do escritor: mottointercambio
    mottointercambio
  • 7 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Imagina estudar Inglês na Espanha e ainda poder trabalhar, venha descobrir todas as vantagens de estudar e trabalhar na Espanha, enquanto você aprende espanhol. Descubra o passo a passo de todo o processo.




A Espanha é um destinos mais procurados pelos alunos que pretende aprender espanhol. O país oferece clima agradável uma excelente culinária e diversas atividades culturais.


É possível trabalhar e estudar?

Fechando um intercâmbio de no mínimo 24 semanas é possível trabalhar e estudar.

O curso pode ser de Espanhol, Faculdade ou MBA e deve ter carga horária mínima de 20 aulas semanais.

É necessário visto de estudante?

O aluno precisa solicitar o Visto de Estudante Espanhol no Brasil através do Consulado da Espanha.

Tendo o visto aprovado, o aluno entra da Espanha com o visto de estudante. E uma vez que o mesmo finalizar o processo do visto após a sua chegada, poderá buscar um emprego e aplicar para a permissão de trabalho. A permissão de trabalho precisa ser aplicado depois da sua chegada no país.


Como obter o empadronamiento após chegar na Espanha?

O Empadronamiento na Espanha é um registro de domicilio e deve ser solicitado dentro de 30 dias após a sua chegada no país. O pedido é feito na cidade que o aluno estiver morando na Espanha.

Para solicitar o empadronamiento, o aluno vai precisar de um contrato de aluguel ou um comprovante de residência para o período do seu visto.


Como obter o TIE - Número de identidade do estrangeiro?

O TIE é um documento bem parecido com o nosso RG no Brasil, ou seja, um documento de identificação. Esse documento é o que vai comprovar que o aluno está vivendo de forma legal no país. O pedido do TIE é feito diretamente pela internet.

Ao agendar o seu TIE, no dia e horário pré agendados você precisa comparecer ao local, e será preciso levar alguns documentos como: passaporte, fotos, formulário de aplicação, comprovação dos estudos na Espanha, empadronamiento, seguro viagem e pagamento de taxa de €20 (sujeito a alteração).


Como abrir a conta bancária?

Com o TIE em mãos, o estudante deve abrir um conta em um banco Espanhol e já pode começar a procurar trabalho.

Para abrir uma conta bancária na Espanha, o estudante precisa ter o empadronamiento e o TIE, além do comprovante de estudos (carta da escola) na cidade que estiver morando.


Como encontrar um trabalho e solicitar o cartão de seguridade social?

Ao conseguir o seu primeiro emprego, o estudante recebe do empregador uma oferta de trabalho, ou seja, uma job offer. Com isso deve-se solicitar o cartão de Seguridad Social que é como se fosse nosso PIS no Brasil utilizado para pagar impostos.

Após receber o job offer será possível solicitar o número de seguridad social dessa forma a empresa poderá fechar o contrato oficialmente com o estudante, assim você já vai poder começar a trabalhar legalmente no país.


Gostaram das dicas? O melhor de tudo isso é que após ter um visto valido de 3 anos na Espanha, seja de estudante ou de trabalho o brasileiro poderá aplicar para a residência no pais.


Hoje a média de salário na Espanha para trabalhar 20h semanais é em torno de €600 mensais, em contrapartida o custo de vida na Espanha é relativamente baixo.


A Motto Intercâmbio oferece destinos para Madri ou Barcelona. Para saber mais entre em contato com um de nossos especialistas.


Envie um email para >> suporte@mottointercambio.com.br

e peça agora o seu orçamento personalizado e gratuito!!


 
 
 

Comments


Cadastre-se e receba dicas exclusivas

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Obrigado pelo envio!

bottom of page